Carreira Workshop

8 eventos de arquitetura e design de interiores que você não pode perder Saiba como participar

março 6, 2018
lounge de eventos
Tempo de leitura 6 min

Iniciar a carreira é um desafio para a maioria dos recém-formados em arquitetura e design. É preciso dedicação para superar a falta de experiência ou de contatos na área. Mas isso não é motivo para desanimar! Pelo contrário, alguns caminhos podem ajudar muito nessa etapa. Um deles é frequentar eventos de arquitetura.

Ao concluir a faculdade, nossa cabeça está cheia de planos e sonhos e queremos colocá-los logo em prática. Surge um forte desejo de conquistar espaço no mercado. Mas como conseguir isso?

Em um cenário tão competitivo, não basta apenas investir em uma boa formação acadêmica. É fundamental explorar todas as oportunidades para expandir seu conhecimento — já que, para se destacar, você precisa oferecer um diferencial, conhecer as tendências, inovar e estar sempre atualizado.

É preciso investir em atividades extras, como cursos, grupos de estudo, workshops, trabalho voluntário, concursos de projetos, iniciação científica, além, é claro, dos diversos eventos de arquitetura realizados pelo país.

Aliás, esses encontros são experiências fantásticas para ampliar seu networking e atualizar seus conhecimentos em técnicas e práticas sustentáveis, bem como em novas tecnologias para desenvolvimento de projetos e gestão de obras.

Nesses eventos, você conhecerá as principais empresas do ramo, parceiros e clientes em potencial, enfim, terá à disposição uma infinidade de possibilidades muito atrativas.

E para você não perder o calendário, este post vai apresentar 8 eventos imperdíveis de arquitetura e design de interiores. Fique de olho e planeje-se!

1. CASACOR

Esse evento é reconhecido como a maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores da América. Ele reúne ambientes criados por renomados profissionais da área, em 20 cidades brasileiras, além de em 6 localidades fora do país. A entrada é paga.

Surgiu em 1987 e, desde então, realiza exposições anuais. A partir de maio deste ano, as mostras têm previsão de ocorrer em 18 regiões do Brasil, em 4 cidades da América Latina e em Miami.

No CASACOR, você terá a oportunidade de conhecer as principais tendências de decoração e tecnologias sustentáveis e participar de palestras e atrações relacionadas. A socialização é bastante motivada: geralmente, são realizadas festas e proporcionados lounges de convívio.

2. Vitória Stone Fair

Referência para o setor de rochas ornamentais na América Latina e no mundo, a Vitória Stone Fair reúne grandes empresas de extração e beneficiamento de pedras naturais, equipamentos, maquinários, insumos e tecnologias de todas as partes do mundo.

O evento é uma oportunidade para realizar negócios presenciais, avaliar os produtos e serviços, trabalhar ferramentas de marketing, ampliar as ações e lançamentos de produtos, fortalecendo parcerias e prospectando novos mercados.

Vitrine para o mundo, a feira é realizada no Espírito Santo, estado com o maior parque industrial brasileiro e detentor de mais de 90% dos teares multifios em funcionamento. Enquanto o Brasil possui a maior diversidade de rochas naturais do mundo – são mais de 1.200 variedades –  o ES é o maior produtor e exportador nacional de chapas e blocos.

Aproveite e faça contato com um público qualificado, formado por engenheiros, arquitetos e outros profissionais de todo o Brasil e do exterior. Cadastre-se para assistir as palestras e outras exibições. Lembre-se: todo aprendizado é válido! Para promoções e códigos de desconto de passagens áreas e hotéis, visite o site.

3. Archathon

Muito mais do que um evento, o Archathon é uma excelente oportunidade para jovens arquitetos e designers se destacarem diante de grandes marcas e renomados profissionais.

O workshop é dividido em duas fases. Na primeira, classificatória e online, são escolhidos os 30 melhores projetos de interiores, dentre aqueles que foram cadastrados pelos grupos concorrentes.

A segunda fase é presencial. Os 30 grupos participam de um desafio: desenvolver um projeto de interiores em 24 horas. O time vencedor, escolhido por mentores e uma Comissão Julgadora, é premiado e tem seu trabalho publicado em sites e nas redes sociais dos parceiros. Imagine o aprendizado e os contatos que você fará! Um impulso fantástico para sua carreira.

A próxima edição ocorrerá entre os dias 05 e 08 de junho, dentro da Vitória Stone Fair, no Espírito Santo. As inscrições se encerram no dia 28 desse mês e a premiação engloba uma viagem para a Itália durante a MARMOMAC: feira referência mundial em rochas ornamentais. Para mais detalhes, visite o site oficial.

4. ABIMAD

A Associação Brasileira de Móveis de Alta Decoração (ABIMAD) promove a principal feira desse nicho da América Latina, em que participam expositores de todo o país.

Ela acontece desde 2004 em São Paulo, em duas datas. Neste ano, a segunda edição será entre os dias 24 e 27 de julho, no São Paulo Expo. Profissionais da área têm entrada gratuita.

5. Design Weekend

Essa semana especial acontecerá entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro deste ano, em São Paulo. Trata-se de um festival urbano dedicado a promover a cultura do design e suas interfaces com arquitetura, arte, sociedade, inovações e vida na cidade.

Serão realizados seminários, cursos, feiras, exposições, intervenções urbanas, roteiros culturais, lançamentos, festas, entre outras atividades que estarão integradas em um planejamento oficial. Para participar, verifique a programação no site, inclusive, para saber quais eventos são exclusivos e quais são abertos ao público em geral.

6. Expolux

Essa feira internacional da iluminação é realizada, anualmente, em São Paulo. É considerada o principal evento do setor na América Latina. De fato, uma parada obrigatória para quem quer se atualizar nessa área, conhecer as marcas mais importantes do mercado e ampliar seu networking.

Para visitá-la, verifique as regras de credenciamento no site oficial da feira.

7. Congresso Mundial de Arquitetos

Esse encontro é para você expandir suas fronteiras de vez. Ele ocorre a cada 3 anos, em diferentes cidades do mundo. A boa notícia é que a próxima edição, em 2020, será no Rio de Janeiro.

Não se trata de uma feira, mas um evento oficial da União Internacional de Arquitetos, uma organização que representa quase 2 milhões de profissionais de 130 países.

Você participará, junto a milhares de colegas de profissão, de debates, palestras, exposições e festivais, com foco nos desafios da arquitetura na sociedade e em inovações e tendências. Incrível, não?

Vale a pena conferir, também, os congressos nacionais e regionais. Pelo site do CAU-BR, você conhece as programações.

8. ExpoRevestir

Essa é uma feira anual dos mais diversos revestimentos, entre eles, pedras, cerâmicas, laminados, pisos, divisórias de vidro e ferramentas em geral.

A feiraEla acontecerá entre os dias 13 e 16 de março deste ano, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Nessa edição, os dois primeiros dias terão foco em negócios e, os restantes, nas novas tendências e em fóruns, entre outras atrações. Para participar, basta fazer seu credenciamento online para os dias de interesse.

O ano de 2018 está recheado de eventos de arquitetura para você investir na sua formação e no seu networking. Que tal, para começar, em apenas uma semana, já conhecer as novidades da ExpoRevestir e aplicá-las na Archathon? Perfeito! Boa sorte e mãos à obra!

Se quiser saber mais sobre esse workshop incrível que é a Archathon, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atender você!

    Scroll Up