Workshop

Arquitetos criam soluções para ONG durante workshop Veja como ficou o projeto da nova sede da Estruturando

julho 31, 2018
Refeitório
Tempo de leitura 3 min

90 profissionais, entre arquitetos e designers de interiores, participaram do Archathon, maior Workshop Arch&Design das Américas, em Brasília, no CasaPark, nos dias 19 e 20 de julho.

Durante o evento, os participantes tiveram o desafio de criar, em menos de 24 horas, a sede da ONG Estruturando que assiste crianças carentes em locais de risco, particularmente à primeira infância dos filhos de moradores da comunidade Santa Luzia, na Cidade Estrutural, uma comunidade que surgiu no entorno do, até então, maior lixo a céu aberto da América Latina, hoje desativado. 

Como prêmio, o grupo vencedor conquistou uma viagem internacional, oferecida pelo Grupo Duratex, para visitar a Miami Art Basel em dezembro.

No total, 30 grupos com 3 integrantes cada, participaram de 2 dias de workshop. Além do conteúdo e prática profissional, os profissionais contaram com a ajuda e expertise de arquitetos e escritórios super renomados, designados “Mentores”: Walleria Teixeira, Karla Amaral, Fabrício Cardoso, Andréa Mattos, Rodrigo Biavatt e Roberto Carril.

Quem conquistou o primeiro lugar foi o Entrequadra, formado pelas arquitetos Rafaela Gravia, Barbara Alvarenga e Deborah Torres, com mentoria de Andrea Mattos. “Amamos a experiência do Archathon! Toda a emoção de projetar algo do zero em 12 horas seguidas dando sempre nosso melhor foi, sem dúvidas, uma experiência completamente nova para nós! Conseguimos aproveitar ao máximo a presença dos representantes de grandes empresas e fornecedores do mercado com a oportunidade de tirarem nossas dúvidas sobre seus produtos e como aplicá-los.”, relata Deborah. 

Cozinha ONG

Cozinha

Durante 12 horas os participantes se dedicaram ao desafio de projetar o refeitório multiuso, cozinha experimental e banheiros da nova sede da ONG Estruturando, utilizando os produtos das marcas parceiras: Saint Gobain Glass, Suvinil, Deca, Duratex, Durafloor, Hydra, Ceusa, Hunter Douglas by Stermaan, COR, Moldura Minuto, Saccaro, Líder Interiores e Tidelli. Para aliviar a tensão da maratona, ativações como a paleta mexicana Viva Paleteria.

No segundo dia do Archathon, os Mentores tiveram a difícil tarefa de selecionar 12 grupos finalistas que logo em seguida já se apresentaram à Comissão Julgadora. No time de jurados estavam: Carolina Valença do CasaPark; Heloisa Moura, Arquiteta Representante IAB/DF; Eliane Martins, Diretora de CASACOR DF; Lorena Lima, Digital Influencer @decorcriative; Angela Borsoi, Diretora da ABD/DF; Clay Rodrigues, Arquiteto; Gabriela Gontijo, Arquiteta; Rogério Vargens, Professor Universitário; Angela Castilho, Presidente da ONG Estruturando; Andreia Cervellini, Representante da Duratex e Responsável pelo relacionamento com arquitetos da São Geraldo; Vivine Zorzet, Gerente de Trade Marketing da Hunter Douglas e Sylvia Osti Gracia, Marketing de Produtos Suvinil.

Ficou interessado em participar do workshop? Inscreva-se para a próxima edição no Rio de Janeiro!

Confira outras imagens do projeto vencedor do Archathon Brasília 2018:

Pátio ONG

Projeto Vencedor ONG

Pátio ONG

Projeto Vencedor ONG

Projeto Vencedor ONG

Projeto Vencedor ONG

    Scroll Up